![]() |
Fábio Holanda, último secretário |
A data de hoje marca o "aniversário" de segundo mês em que a titularidade da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc) está vaga. Desde a saída do advogado Fábio Hollanda, que tinha substituido o também advogado Thiago Cortez , em 17 de fevereiro a pasta é comandada de forma interina pelo secretário de segurança, Aldair da Rocha, e a Sejuc já passou por exonerações na chefias de gabinete e financeira, por exemplo. A falta de comando termina impossibilitando a execução de vários projetos e obras. Informações extra-oficiais davam conta de que um novo secretário seria nomeado esta semana, mas segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado a reunião não aconteceu e ainda não há previsão para quando o novo secretário será nomeado. Nomes como o do promotor de justiça José Augusto Peres já foram divulgados como possíveis novos secretários, mas nenhuma confirmação ainda foi feita pela Governadoria.
Para dar uma mostrada situação causada pelo abandono, cerca de 390 presos do Presídio Provisório Raimundo Nonato, localizado na Zona Norte de Natal, estão soltos pelo pavilhão, quadra e solário, desde 29 de abril. Uma pane no sistema elétrico da cadeia pública impossibilitou a permanência dos detentos nas celas, devido o calor que existe no local e a consequente falta de energia que não possibilita a ligação de ventiladores. Em virtude da demora para resolução do problema, o Ministério Público chegou a recomendar na segunda-feira ao secretário interino que em 48h as providências para a normalização da rede elétrica fossem tomadas. A recomendação ainda determina que seja realizada uma vistoria completa no presídio, após a finalização do conserto. A inspeção servirá para identificar possíveis pontos de fuga que tenham sido abertos, assim como o recolhimento de materiais como celulares e drogas.
A previsão é de que os presos continuem "soltos" pelo presídio até o próximo final de semana quando o reparo da rede de energia deverá ser concluído. "Tem uma empresa fazendo o serviço desde segunda-feira, mas teve que ser paralisado por conta do dia de visita", explicou o novo diretor da unidade prisional, o agente penitenciário Francisco Renilson da Silva. Apesar da paralisação na quarta-feira, dia de visita íntima nos presídio, impossibilitando a entrada dos técnicos nas celas e corredores, o serviço deve retornar ainda hoje, sendo concluído até sexta-feira. O trabalho segue com um forte esquema de segurança, com policiais militares fazendo a guarda externa e agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) garantindo o trabalho dos eletricistas da empresa responsável pelo reparo. Segundo o diretor, a informação de que o clima no presídio estaria tenso e com possibilidade de fuga, não seria correta. "Até agora está tudo tranquilo, sem alteração na segurança. Pior se colocasse os presos nas celas, eles iriam quebrar tudo", afirmou Renilson.
fonte: diário de natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Denúncias
Faça sua denúncia através do e-mail:
portal190@hotmail.com
Sua identidade será mantida em sigilo absoluto